Notícia

Origem do Indaiatuba Clube

Conheça a origem do Indaiatuba Clube

1948 - Indaiatuba, uma pequena cidade com cerca de 15.000 habitantes, não contava com um clube social. O que havia eram dois salões de baile, anexados a um bar e a um hotel, onde a mocidade da época esporadicamente promovia um baile, emprestando um dos salões.

Nesse ano um grupo de pessoas, haviam juntado esforços e comprado um terreno junto a praça central, na intenção de construir ali um clube. própria.

1957 - Julho::
Somente nesse ano, a idéia da construção de um clube começou a tornar-se realidade, quando um grupo de Rotarianos, diante da realidade que se apresentava decidiu, em uma reunião, fundar um clube social, dando-lhe personalidade jurídica e um quadro associativo expressivo. Isso aconteceu no dia 1º de julho de 1.957, quando realizou-se uma reunião com caráter de Assembléia de Fundação, surgindo assim o Indaiatuba Clube.

Novembro::
O novo clube passa a funcionar em um prédio alugado na Praça Leonor de Barros Camargo, defronte a Igreja Matriz, tendo sua inauguração oficial ocorrido no dia 14 de Novembro de 1.957, com várias solenidades e um baile. Muitas atividades aconteceram na sede alugada durante os anos que o clube ali permaneceu, com apenas caráter de um clube social, oferecendo bailes e brincadeiras dançantes a seus associados.

Enquanto isso, no terreno adquirido por aquele grupo de pessoas em 1.948, das quais muitas faziam parte do quadro de fundadores do Indaiatuba Clube, iniciou-se a construção da sede própria.

1964 - Toda a preocupação com a parte social não permitiu que a parte recreativa e poliesportiva fosse esquecida, e assim nesse ano foi lançada venda de títulos patrimoniais propiciando e financiando a aquisição de um imóvel, pertencente a família Scachetti, com uma área de 15.000 metros quadrados, situado no lado esquerdo do Hospital Augusto Oliveira Camargo, onde passou a ser construído o Clube de Campo, com finalidade de propiciar o esporte e o lazer aos associados.

1967 - No dia 19 de Novembro de 1.967 foi inaugurado o Clube de Campo, que hoje faz parte integrante da sede do clube e conta, além da sede social, com três piscinas, quatro quadras de tênis, três quadras de peteca, sauna, quadra poliesportiva, campo de futebol de areia e playground, espaçosos vestiários, tendo mais recentemente sido incorporado um dos espaços dançantes mais badalados da cidade, o Aquário, que promove constantemente atrações para os jovens, com noites dançantes e shows, que já era tradicional na antiga sede no centro da cidade e que foi deslocado para o Clube de Campo quando aquele prédio foi desativado, um espaçoso bar que presta atendimento aos freqüentadores das piscinas e ao Aquário e ultimamente foi acrescida uma academia de ginástica e musculação e duas quadras de "squash".

1969 - Finalmente, em 15 de Novembro de 1.969, no aniversário do seu 12º ano de fundação, era inaugurada a sede própria da Praça Prudente de Moraes, que já vinha sendo utilizada de forma provisória em algumas promoções. Nesse dia realizou-se um grande baile com o conjunto "Três do Rio", sendo, sem dúvida, o acontecimento social daquele ano.

1977 - Procurando estar sempre na vanguarda das realizações esportivas da cidade, no dia 30 de Janeiro de 1.977 foram inauguradas as primeiras canchas de bochas oficiais, que atualmente deram lugar a sala de ginástica e musculação e as duas quadras de "squash".

1978 - Nesse ano deu-se a inauguração de duas quadras de tênis.
Nesse mesmo ano deu-se a aquisição de uma nova área de 11.500 metros quadrados, contínua a do Clube de Campo, sendo a ele incorporada, vislumbrando-se ali a construção de uma nova sede social, pois a sede da Praça Prudente de Moraes já não comportava então a grande quantidade de associados nas promoções sociais.

1985 - Nesse ano foi construída e inaugurada a primeira quadra de peteca, sendo o Indaiatuba Clube o primeiro a abrir espaço para a prática dessa modalidade e em suas dependências aconteceu a reunião que decidiu-se pela fundação da Federação Paulista de Peteca.

1986 - A Diretoria, juntamente com o Conselho Deliberativo da época, decidem nesse ano pelo início da construção da nova sede social, no terreno anexo ao Clube de Campo, adquirido em 1.978.
Essa nova sede conta com uma área construída de 6.000 metros quadrados, possuindo um amplo salão de festas com bar, palco, camarins, cozinha, depósito, além de abrigar a Secretaria e a Administração do Clube e em fase de acabamento encontram-se a sala de jogos, salas para leitura e vídeo, lanchonete e boate. Trata-se de uma obra grandiosa e que vem sendo feita com recursos próprios, com tendência a tornar-se um dos cartões postais da cidade.

1990 - Mês de maio. As novas instalações do Aquário no Clube de Campo são inauguradas, deixando a discoteca de funcionar na sede no centro da cidade, sendo totalmente desativada, seguida da transferência da Administração do Clube para a nova sede.

1991 - O Salão de Festas foi inaugurado no dia 23 de Novembro de 1.991, com a realização da Eleição da Garota Indaiatuba Clube 1.991, concurso que por 12 anos consecutivos, fez despontar a beleza da juventude do Indaiatuba Clube.

1996 - No espaço antes ocupado pelas canchas de bocha, foram construídas duas quadras de "squash" e a academia de ginástica e musculação.

1998 - Ano de eleição para Presidente da Diretoria Executiva. Fugindo dos padrões de presidentes de gestões anteriores, neste ano em toda a História do Indaiatuba Clube, pela primeira vez foi eleito um presidente jovem e desportista que revolucionou o departamento de esportes com a realização de inúmeros campeonatos de futebol de areia, futsal, natação, luta de braço, tênis de campo, tênis de mesa, truco, tranca, peteca, etc., colocação de um toboágua e aquecimento das piscinas média e pequena.

1999 - No local de um campo de futebol de areia foi construído um campo de grama sintética de altíssima qualidade, com medidas oficiais da Federação de Futebol Soçaite, para disputa de futuros campeonatos, cuja inauguração ocorreu em julho, em comemoração aos 42 anos do clube, construção de um estacionamento interno exclusivo para veículos de associados, continuidade das obras da construção da "nova sede social".

2000 - Neste ano em especial foi dedicado à conclusão das obras do piso superior da sede social; e inúmeras reformas e substituições de equipamentos deram um novo lay-out em várias áreas do clube como a sauna, vestiários, parque aquático, hall de entrada, secretaria de esportes, etc. O Indaiatuba Clube também entra no mundo virtual com a criação de uma página na internet.

2001 - O Departamento de Esportes ganha nova área de lazer com a construção de um mini campo de areia e aquisição de equipamentos para a academia de musculação.

2002 - Ano par, ano de eleição. Depois de quatro anos de gestão com o presidente eleito em 1998, o Indaiatuba Clube inicia o segundo semestre com novo presidente...

No decorrer desses anos, o INDAIATUBA CLUBE se consolidou como um dos mais belos e tradicionais clubes da cidade. Cresceu junto com a sociedade indaiatubana, para se tornar uma realidade daquele grupo de pessoas que sonharam e se esforçaram para concretizar um sonho.

Hoje, desfrutamos com alegria e orgulho ímpar, parabenizando todos aqueles que direta e indiretamente fizeram o INDAIATUBA CLUBE!

Durante todos esses anos, o Indaiatuba Clube primou pela grandeza e procurando trazer alegria em todos os seus eventos, tornando-se marcos sociais da cidade seus bailes, como o tradicional comemorativo de seu aniversário, o Baile do Havaí, o "Halloween", a Festa das Bruxas, os Bailes de Carnaval, os Jantares dançantes para casais e as Noites Típicas, como a Italiana, a Suiça-Alemã, a Árabe e a Brasileira.

Sem dúvida alguma, o Indaiatuba Clube é hoje um dos melhores clubes da nossa Região, sendo procurado e requisitado por pessoas de outras cidades, inclusive Campinas, para participar ou realizar seus eventos em seu belíssimo Salão de Festas.

O tempo passou, 45 anos se passaram e a cidade de Indaiatuba não é mais aquela pequena cidade. Hoje tornou-se uma cidade com uma grande sociedade e uma economia pujante, integrando uma das regiões mais ricas do país, com suas indústrias, seu comércio, seus loteamentos alto-padrão que transformaram aquela pequena cidade de 1.957, fazendo-a evoluir para esta belíssima cidade de 2.002 e o Indaiatuba Clube acompanhou esse progresso, também deixou de ser aquele sonho de um grupo de pessoas que se esforçaram para tornar realidade o Clube que hoje presenciamos, na sua grandeza e pujança, contando com mais de 1.200 sócios-titulares e cerca de 4.000 pessoas, incluindo dependentes, que freqüentam e encontram nessa Instituição seus momentos de esporte, lazer e convívio social.